Rallye Constálica Vouzela e Viseu regressa a 2 e 3 de Setembro

Prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport e promovida pela Promolafões, vai manter os índices de espetacularidade dos anos anteriores, passando pelo centro histórico de Viseu e conservar a super-especial de Vouzela, um marco de culto e qualidade.

Nos dias 2 e 3 do próximo mês de Setembro, o Rallye Constálica Vouzela e Viseu está de regresso às estradas da região Interior Centro do país, percorrendo municípios empolgados pelo sucesso das edições anteriores ao longo de quatro classificativas a desenvolver por duas vezes e a já tradicional super-especial de Vouzela.

O regresso da competição à capital de distrito traduz na perfeição o êxito a que esteve exposta o ano passado e, como em equipa que ganha não se mexe, a estrutura organizativa mantém o figurino e apresentado no coração de Vouzela, que volta a ser a sede da prova pontuável para o Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato Promo Ralis, FPAK Júnior Team, Campeonato Start Centro Ralis e Campeonato Promo Centro Ralis.

A cerimónia de apresentação da 10.ª edição do Rallye Constálica Vouzela e Viseu, inserida nas Festas do Castelo, em Vouzela, reuniu um conjunto de personalidades que testemunharam a grandeza da prova no contexto desportivo, assim como a componente ambiental. Trata-se de um compromisso colectivo de responsabilidade e boas práticas que move os dois municípios que "transportam" uma prova admirável por equipas e público em geral.

No campo meramente desportivo, a prova desenrola-se no sábado, dia 2 de Setembro, com a primeira etapa e três secções: Vouzela/Castelo (7,10 km – 17h08 e 18h54), Pernoita (8,60 km – 17h31 e 19h17) e super-especial de Vouzela (3,40 km – 21h20 e 21h39), com o parque de partida e chegada junto à Câmara Municipal de Viseu.

Já no domingo, dia 3, a segunda etapa leva os participantes a percorrer as classificativas de Povolide (7,10 km – 10h51 e 14h07) e Aeródromo (11,00 km – 11h32 e 14h48), com o parque de partida junto à Camara Municipal de Viseu e entrada em parque fechado e pódio final na Feira de S. Mateus.

Durante a sessão de apresentação foi destacado o papel que o Rallye Constálica Vouzela e Viseu representa na promoção da região, ficando bem patente o factor de dinamização na economia regional, com particular destaque para a gastronomia e turismo, que antes e durante a prova recebem muitos visitantes.

Rui Ladeira, presidente do Município de Vouzela, destacou «o envolvimento das autarquias na preparação da prova com o promotor Promolafões, com o clube organizador, Gondomar Automóvel Sport, parceiros e forças de segurança, como é caso da GNR para assegurar a segurança, bem como os Bombeiros de Viseu e de Vouzela». «Este é um evento de referência que cumpre a sustentabilidade, até porque somos o primeiro concelho com grande brio de receber o selo da sustentabilidade do turismo da biosfera, uma marca da eficiência, dos recursos e da descarbonização», sustentou o edil de Vouzela.

«O Rallye Constálica Vouzela e Viseu é hoje uma prova com maturidade, qualidade e reconhecimento na nossa região, só possível graças ao envolvimento de muitas entidades e de muitas boas vontades e, sobretudo, de muita abnegação e competência. Importa dizer que o Sérgio (Matos), da Constálica, foi um dos grandes motores para que começasse este evento. Além de patrocinar e incentivar através do desporto automóvel, podemos gerar economia e criar redes de relacionamentos, mas também de afecto com esta actividade desportiva, porque a nossa região é muito rica e enraizada, numa demonstração com o Rali de Portugal», sublinhou Rui Ladeira.

FPAK, 8 Agosto 2023

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora