João Barros de fio a pavio no Constálica Rallye Vouzela e Viseu

O piloto de Paredes conduziu o Volkswagen Polo GTI F5 ao triunfo no Constálica Rallye Vouzela Viseu, depois de "limitar" por completo as pretensões dos seus mais diretos opositores, inclusive o espanhol Jorge Pérez Alonso, em Porsche 911 GT3 Cup, segundo classificado, a 1.49,3 minutos.

Desceu o pano da 10.ª edição do Constálica Rallye Vouzela Viseu em festa e, ainda por cima, "abençoada" por S. Mateus, em plena Feira anual viseense e um dos grandes certames populares de Portugal. A dupla formada por João Barros e Marco Macedo foi quem mostrou mais aptidões para sair da prova do Gondomar Automóvel Sport, promovida apela Promolafões, com a vitória no bornal.

O piloto de Paredes conquistou a edição deste ano sem margem para qualquer dúvida, depois de uma condução sem mácula iniciada na véspera, impedindo qualquer veleidade aos seus adversários. João Barros e Marco Macedo arrebataram o triunfo em todas as especiais em agenda, apenas cedendo na primeira passagem por Penoita para o espanhol Jorge Pérez Alonso, que faz equipa com o compatriota Unai Conde Garcia.

João Barros parece dar-se bem nas estradas de asfalto de Vouzela e Lafões: o piloto nortenho dominou por completo os dois dias que durou a prova do Interior beirã, e acabou com 1m49,3s de vantagem sobre Jorge Pérez Alonso, enquanto Adruzilo Lopes e Vítor Hugo, em Mitsubishi Lancer Evo X, lograram o degrau mais baixo do pódio, a 2m14,5s dos vencedores.

Ao volante de um Ford Fiesta R5, André Cabeças, navegado por Miguel Castro, não resistiu à pressão final de Carlos Fernandes e Valter Cardoso, dupla que chegou a rodar na segunda posição. O piloto de Lisboa, que partiu para a última especial no terceiro posto, com 0,6 segundos de vantagem para o piloto de Sintra, acabou na quinta posição, a 3,4 segundos de Carlos Fernandes e a 2m51,7s dos vencedores.

Inglória foi a prestação na parte final da prova para os irmãos António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro. Ao volante de um Peugeot 208 T16, a dupla de Leiria viu o carro da marca francesa do leão a não querer colaborar, acabando por abandonar quando rodava na sexta posição. Quem herdou esse posto foi David Brites, navegado por Numa Pompílio, que, aos comandos de um Peugeot 208 Rally4, "saltou" um lugar, ficando assim às portas do "top 5".

No Campeonato de Portugal GT de Ralis, a vitória sorriu aos espanhóis Jorge Pérez Alonso e Unai Conde Garcia (Porsche 911 GT3 Cup, com o tempo de 44m29,8s, cabendo a Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, em viatura idêntica, e José Cruz e Bruno Pina, em Porsche 997 GT3 Cup, a segunda e terceira posição, a 6m27,7s e 8m26,9s, respectivamente.

Quando ao Campeonato Promo de Ralis, o piloto de Regilde, Adruzilo Lopes, navegado pelo cantanhedense Vítor Hugo, levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao topo da classificação, com o tempo de 44m55,0s, relegando para a segunda posição João Araújo e Luís Araújo, em Mitsubishi Lancer Evo VIII MR, a 2m42,1s. Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues, em Mitsubishi Lancer Evo VII, cotaram-se os terceiros mais rápidos, a 2m46,2s.

No Campeonato Start Centro de Ralis, Fábio Santos e Pedro Santana foram os mais rápidos ao volante de um Citroën Saxo VTS, com o tempo de 48m02,5s, com Miguel Carvalho e António Reis, em Peugeot 206 XS, a reclamar a segunda posição, a 2m21,6s de diferença. Já José Viana Martins e Filipe Oliveira, em Renault Clio III RS, terminaram na terceira posição, a 3m35,0s.

Por seu turno, no Campeonato Promo Centro Ralis a dupla formada por Adruzilo Lopes e Vítor Hugo, em Mitsubishi Lancer Evo X, arrecadaram os pontos máximos em disputa, com o tempo total de 44m55,0s. João Araújo e Luís Araújo (Mitsubishi Lancer Evo VIII MR) e Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues (Mitsubishi Lancer Evo VIII), foram os segundos e terceiros, a 2m42,1s, e 2m46,2s, respectivamente.

Na FPAK Júnior Team, o triunfo foi parar às mãos de Pedro Pereira e João Aguiar, com o tempo de 50m45,9s. Na segunda posição terminou Rafael Rego e Inês Veiga, a 24,8 segundos, cabendo a João Silva e Diogo Costa o terceiro posto, a 2m10,0s. Todas as equipas alinharam aos comandos de uma viatura Kia Picanto GT.

No Promo 2RM, Miguel Carvalho e António Reis (Peugeot 206 XS) terminaram no lugar mais alto do pódio, com o tempo de 50m24,1s, com José Viana Martins e Filipe Oliveira (Renault Clio III RS) a encerrar a participação no segundo posto, a 1m13,4s. Os aveirenses João Castanheira e Carlota Teles (Ford Fiesta R2), terminaram na terceira posição, a 15m46,6s.

Quanto ao Desafio Kumho Promo, Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues (Mitsubishi Lancer Evo VII), superaram as adversidades e venceram com o tempo de 47m41,2s, com Paulo Ferraz e Liliana Costa (Mitsubishi Lancer Evo VII), a ocuparem o lugar intermédio do pódio, a 2m17,1s. Miguel Carvalho e António Reis (Peugeot 206 XS), garantiram a terceira posição, a 2m42,9s. Finalmente, e no que diz respeito Desafio Kumho Centro, a classificação é exatamente a mesma do Desafio Kumho Promo.

Pontuável para o Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato Promo de Ralis, FPAK Júnior Team, Campeonato Start Centro Ralis e Campeonato Promo Centro Ralis, o Constálica Rallye Vouzela e Viseu demostrou, este fim-de-semana, que continua a ser uma das provas da especialidade mais emblemáticas do panorama nacional disputados em pisos de asfalto. O maior evento desportivo anual realizado em Vouzela e Viseu regressou à estrada e gerou, á semelhança de anos anteriores, uma onda de enorme entusiasmo a que os municípios de ambos os territórios não são alheios a este fenómeno de popularidade.

FPAK, 3 Setembro 2023

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora